Mochilão América do Sul: 16 dias pelo Chile, Bolívia e Peru – Parte 4

Uma incrível expedição no estilo Mochilão na América do Sul, com fotos incríveis de Santiago, Vale Nevado, Deserto do Atacama, Parque Nacional da Bolívia, Salar do Uyuni, Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu.

Parte 4: Tour pelo Peru em Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu

A parte mais incrível de nosso mochilão foi conhecer o Peru. Um país que infelizmente é pouco visitado por brasileiros, mas definitivamente foi a cereja do bolo de nosso tour pela América do Sul.

Na publicação anterior, fiz um relato completo sobre os 3 dias que passamos na Bolívia, conhecendo as Terras Altas Andinas e o Salar de Uyuni.

Prosseguindo, nesta quarta etapa vamos descrever em detalhes nosso último percurso do mochilão: Cusco, Valle Sagrado Inca e MachuPicchu.

Como ir de Lima para Cusco

A melhor forma de ir de Lima para Cusco é de Avião. Por ser uma rota bem comum, várias empresas oferecem o serviço, por exemplo: JetSmart Peru, Latam, Via Air, Sky Airline.

O tempo de viagem de avião é de cerca de 1h20min sem escalas.

A distância é de aproximadamente 1.100km e a viagem de carro demora cerca de 20h, por isso é desaconselhável.

Passagem de Lima para Cusco

As passagens de avião de Lima para Cusco custam em torno de 60USD por pessoa (preço de ida e volta).

Como é o clima em Cusco

O clima em Cusco é ameno, por isso Cusco tem noites frias e dias bem ensolarados. Esteja preparado para tudo, pois o clima é bem instável. A região pode sair de um sol brilhante para uma chuva torrencial em alguns minutos.

Em todo o sul do Peru é assim em geral. E a região tem praticamente duas estações: a seca (de abril a outubro) e a chuvosa (de novembro a março). Veja mais detalhes técnicos do clima aqui.

Melhor época para ir para Cusco e Machu Picchu

A melhor época para visitar Cusco e Machu Picchu sem dúvidas é na estação seca, entre os meses de maio e setembro, principalmente se você quer ver Machu Picchu sem nuvens, como em nossas fotos.

Nos demais períodos chove muito na região. Esclarecendo, saiba que Machu Picchu fica na selva amazônica peruana, e a humidade relativa do ar é sempre muito alta, com muita chuva.

Onde Fica Cusco

Cusco  é uma cidade do Peru, e fica próximo ao Vale Sagrado dos Incas, na região do Andes. A cidade de Cusco fica a 3400m acima do nível do mar.

Qual a época mais barata para ir ao Peru

Os pontos turísticos no Peu ficam abertos o ano todo, sendo que a época de baixa temporada vai de novembro a março. Portanto, este é o período mais barato para visitar o Peru.

Entretanto, nem tudo são flores. Isso porque a baixa temporada no Peru coincide com a época de chuva. E o mês de fevereiro é o mais chuvoso no país.

Onde se hospedar em Cusco

A melhor região para se hospedar em Cusco é na proximidade da Plaza de Armas, pois é onde se encontram muitas lojas, hostel, hotéis e restaurantes para todos os bolsos.

A praça está rodeada por uma série de bares, restaurantes e lojas que oferecem uma ampla variedade de opções de refeições e compras. Certamente, aqui você consegue fechar todos os pacotes de viagens, comprar recordações e apreciar o melhor da gastronomia peruana.

A Plaza de Armas de Cusco é também conhecida como Praça do Imperador. Inclusive, esta praça é uma das principais atrações turísticas da cidade e um importante ponto de referência para os visitantes.

Localizada no centro histórico de Cusco, é um local fácil de acessar a pé, portanto ideal para os mochileiros.

Plaza de Armas base de saída para os roteiros

Além de ser um excelente bairro com uma infraestrutura voltada para o turismo, é uma ótima base para saída para todos os roteiros no Peru.

Plaza de Armas - Cusco
Plaza de Armas – Cusco

A facilidade de acesso é um dos principais benefícios de se hospedar na Plaza de Armas, pois a praça é o ponto de partida para muitos dos principais pontos turísticos da cidade.

Outro benefício é a infraestrutura da região, que inclui vários hotéis e hostel de alta qualidade, com preços acessíveis e serviços de primeira classe. Por isso, em nosso mochilão ficamos hospedados em 2 hostel diferentes em Cusco nesta região, a saber: Nao Victoria Hostel e Three Leaves B&B Cusco.

Dica extra: deixando o mochilão no hostel

Uma dica super importante, se você vai conhecer o Valle Sagrado e Machu Picchu em 2 dias (como a gente fez). Assim, você pode combinar com o pessoal do hostel para deixar seu mochilão no hostel e pegar no seu retorno.

Isso é importante, pois o Valle Sagrado e Machu Picchu são dois dias que você se desloca muito, você vai se deslocar de de trem, de ônibus, a pé. Ou seja: elimine ao máximo o peso das suas costas para um mochilão com mais conforto.

Seguindo meu planejamento, eu fiquei em um hostel diferente quando retornei do Valle Sagrado e Machu Picchu. Mesmo assim, antes de embarcar para o tour eu fui até o hostel, conversei com o pessoal e deixei o mochilão lá.

Eles já estão acostumados e sempre possuem uma sala para acondicionar a mochila dos aventureiros. Então aproveite este benefício. Mas antes consulte seu hostel, pois alguns cobram uma taxa de armazenamento de bagagem.

Onde comer em Cusco – Os melhores restaurantes

A Plaza de Armas também oferece uma ampla variedade de opções de refeições, incluindo restaurantes tradicionais peruanos, como o Pachapapa, e opções internacionais, como o Café des Amis. Mas você também encontra muitos restaurantes baratos e com comida de qualidade e bem servido!

Na verdade, foi o local onde fiz minhas melhores refeições no mochilão, a um preço extremamente acessível.

Sorveteria Qucharitas
Sorveteria Qucharitas

Além disso, há vários bares e cafeterias na praça e nas ruas adjacentes, onde os turistas podem desfrutar de uma bebida ou um lanche rápido.

Em resumo, a Plaza de Armas de Cusco é uma ótima opção para os turistas que procuram um local conveniente, com boa infraestrutura e acesso fácil aos principais pontos turísticos da cidade. Com uma ampla variedade de opções de hospedagem, refeição e compras, é um destino ideal para uma viagem inesquecível ao Peru.

O que fazer no Peru em 5 dias

Roteiro de 5 dias no Peru: Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu

1º Dia: Free Walking Tour no Centro Histórico de Cusco

Minha dica inicial em qualquer cidade, principalmente as históricas: faça um tour a pé grátis com guia para conhecer detalhes da cidade com alguém que tem a vivência do local.

Muita gente não sabe, mas as principais cidades turísticas do mundo todo possuem passeios a pé que se chamam Free Walking Tour.

Inclusive Rio de Janeiro, São Paulo, e outras cidades brasileiras possuem guias que oferecem este tipo de serviço.

Normalmente o serviço é excelente e você faz uma verdadeira imersão na cultura local, conhecendo detalhes e pegando dicas que só um morador do local consegue oferecer para você.

O centro histórico de Cusco é enorme, cheio de história e com muitas atrações para visitar. Lojas, sorveterias, até supermercado vira uma atração. Aproveite este dia para se situar, conhecer toda a região do centro histórico de Cusco, e de quebra fazer uma imersão na cultura local.

Qual o trajeto do FreeWalkingTour

Em Cusco, a maioria dos FreeWalking Tour vai levar você para conhecer o seguinte trajeto:

Ponto de encontro na praça Regocijo, (ao lado da Plaza de Armas). Passeio exterior pela Casa del Inca Garcilaso de la Veja, tour pelas ruas de Cusco até chegar à praça de San Francisco. Posterior parada no Colégio Nacional de Ciências e Artes, Arco de Santa Clara, Mercado de San Pedro, Plaza de Armas, Calle del Sol, ou “Inti Kijllu”, e finalmente parada para observar o palácio do Inca Pachaquteq, igreja de Santo Domingo e o templo de Qoricancha.

Peruanas oferecem llamas bebê para fotos com turistas
Peruanas oferecem llamas bebê para fotos com turistas

São quase 3 horas de tour a pé com muito aprendizado sobre as origens da cidade, fundada pela civilização inca.

Não esqueça de dar uma boa gorjeta para o Guia. Esta é a única forma de compensação pelo serviço prestado.

Boleto Turístico de Cusco

Muita gente não sabe, mas para visitar as principais atrações em Cusco é necessário um Boleto Turístico.

E se você vai visitar Cusco e também o Vale Sagrado o ideal é comprar o boleto completo que dá direito a visitar todas as atrações de Cusco e também do Vale Sagrado.

Sem o boleto turístico você não pode entrar nas atrações, portanto ele é obrigatório.

Se você vai curtir de 3 a 5 dias no Peru, recomendo que compre o Boleto Cusco – Circuito General, que já inclui todas as atrações e tem validade por 10 dias.

Quanto custa o Boleto Turístico General

O boleto turístico Circuito General custa 130 soles para adultos, 70 soles para crianças entre 10 e 17 anos e estudantes entre 18 e 25 anos (com cartão ISIC).

Você pode comprar o boleto turístico na entrada de qualquer atração. Assim o prazo de validade já começa a contar a partir do uso naquela atração onde você comprou o boleto.

2º Dia: Tour Guiado Pelos Sítios Arqueológicos de Cusco

Existem 4 boletos turístico: são 3 circuitos + o boleto do circuito General, que engloba os 3 circuitos.

O circuito 1 dá acesso aos sítios arqueológicos de Cusco: Sacsayhuaman, Pukapukara, Qenqo e Tambomachay, e não é possível fazer a pé o passeio pois são pontos relativamente distantes conforme demonstrado abaixo.

Como contratar um tour em Cusco

Considerando a distância e a riqueza de informações históricas, é imprescindível contratar um tour para fazer os passeios do circuito 1 e do Vale Sagrado.

Mas fique tranquilo, este serviço é vastamente ofertado por todas agências em Cusco, inclusive o taxista que pegar você no aeroporto certamente também vai oferecer o pacote de visita.

Não é o taxista que fará o tour com você. Na verdade, eles oferecem o pacote te turismo de agências locais e ganham uma comissão por isso.

Inclusive, quando fui a Cusco eu já tinha em mente os valores médios dos pacotes e acabei fechando o pacote com o taxista pois estava em um bom preço.

3º Dia Tour pelo Valle Sagrado

O Tour pelo Vale Sagrado engloba os seguintes sítios: Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray

Para fazer este tour, também é necessário um pacote de agência de turismo. No meu caso, também fechei o pacote com o taxista que nos pegou no aeroporto. Mas quaisquer agências nos arredores da Plaza de Armas oferecem este tour que é o mais procurado por todos os turistas.

Ollataytambo - Vale Sagrado
Ollataytambo – Vale Sagrado

Fazer os 4 sítios em um dia talvez seja complicado e você não terá muito tempo para explorar cada ponto.

Se quiser conhecer todos, ou alguns especificamente, sugiro que feche o pacote diretamente na agência, onde você terá mais tempo para conversar a respeito de cada sítio.

O Tour que eu realizei optei por excluir Chinchero e Moray, pois Pisac e Ollantaytambo tem muito mais a oferecer para os turistas.

E esta é uma dica valiosa que dou para você que vai terminar sua expedição conhecendo Machu Picchu.

Contrate um tour só de ida, partindo de Cusco e tendo como destino final a cidade de Ollantaytambo.

Então você pega o trem em Ollantaytambo que levará você para Aguas Calientes, também conhecido como Machu Picchu Pueblo.

Como ir de Cusco para Machu Picchu

A cidade sagrada de Machu Picchu fica na selva amazônica peruana, a cerca de 100km de distância de Cusco. Por isso, o ideal é fazer o tour pelo vale sagrado até Ollantaytambo e pegar o trem turístico Inca Rail para chegar a Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes).

Por fim, a cidade de Aguas Calientes é a base para a subida até Machu Picchu.

Machu Picchu Pueblo - Águas Calientes
Machu Picchu Pueblo – Águas Calientes

Se você quiser ir direto de Cusco para Machu Picchu vai acabar passando pelo vale sagrado, mas sem aproveitar nada dele. Então, inclua alguns destinos e aproveite o passeio.

Caso você opte por fazer o tour pelo Valle Sagrado e prosseguir até Machu Picchu (recomendo muito este roteiro), então você precisa se hospedar uma noite em Aguas Calientes. Assim, sua operação será a seguinte:

  1. Hospedagem em Cusco, e check out deixando as malas no hotel.
  2. Fazer o tour pelo Vale Sagrado.
  3. Pegar o trem no final do dia em Ollantaytambo rumo a Aguas Calientes.
  4. Check in em Aguas Calientes para pernoite.
  5. Checkout na madrugada seguinte e pegar o tour para subir Machu Picchu.
  6. Retorno de Machu Piccho para Aguas Calientes.
  7. Pegar o trem de volta para Cusco.
  8. Check in em Cusco novamente.

Parece complicado, mas com um pouco de planejamento você vai se sair muito bem. Faça isso, vale muito a pena! E fique tranquilo que dará certo. É um trajeto clássico!

4º dia: Machu Picchu

Quanto tempo leva para subir a pé até Machu Picchu

A rota a pé, de Aguas Calientes a Machu Picchu, leva 2 horas. Entretanto, recomendo que a subida seja realizada de ônibus, pois uma vez chegando em Machu Picchu você vai andar bastante para realizar o seu tour.

Foto clássica em Machu Picchu
Foto clássica em Machu Picchu

De qualquer forma, a descida é bem bacana de se fazer a pé. E foi exatamente o que fizemos e recomendamos para quem quiser colocar um pouco de aventura no seu roteiro.

Como comprar o ticket de ônibus para subir até Machu Picchu

As filas para pegar o ônibus para Machu Picchu começam a se formar de madrugada. E o ticket para subida e descida pode ser comprada ali mesmo, antes do embarque.

Os portões de Machu Picchu se abrem as 6h da manhã. E se você quer chegar no primeiro horário tem que sair de madrugada para pegar seu ônibus.

Quais os horários de ônibus para Machu Picchu?

Os ônibus para Machu Picchu saem de Aguas Calientes a partir das 5h30. Então se você quer pegar o primeiro ônibus o ideal é ir para fila por volta da 4h da manhã, isso para comprar o ticket e tentar pegar o primeiro ônibus.

Já o último horário de partida são às 15h30.

Você pode entrar em Machu Picchu até as 16h. Assim mesmo, pode ficar em Machu Picchu até as 17h.

Onde comprar o ingresso para Machu Picchu

Antes de mais nada, lembre-se que você precisa comprar o ingresso para entrar na cidade de Machu Picchu. E isso deve ser feito com antecedência.

Você pode comprar o ingresso fazendo a reserva e pagamento online, direto no site oficial do Ministério da Cultura do Peru https://www.machupicchu.gob.pe/

É obrigatório guia para entrar em Machu Picchu

Desde 2017 entraram em vigor novas regras para acesso em Machu Picchu, determinando a obrigatoriedade da contratação de um guia para acessar a cidade sagrada e realizar o tour interno.

Portanto, a contratação do guia é obrigatória. Na prática, muitas pessoas entram sem um guia e não existe uma fiscalização muito forte a respeito.

Como contratar um guia em Machu Picchu

O guia para entrar em Machu Picchu pode ser contratado bem na entrada do sítio arqueológico. Lá vários guias ficam chamando e oferecendo serviço para os turistas. Pergunte o preço e pergunte em quanto tempo ele vai fechar o grupo para realizar a entrada.

Como carimbar o passaporte em Machu Picchu

Não se esqueça de levar seu passaporte quando subir Machu Picchu. Não que o passaporte seja obrigatório para entrar na cidade. Entretanto, a sacada de levar o passaporte é poder carimbar seu passaporte com o carimbo de entrada oficial (e opcional) de Machu Picchu.

Para carimbar é muito fácil. Após passar pela catraca de entrada no sítio de Machu Picchu você vai localizar do lado direito uma bancada com o carimbo. É gratuito para carimbar e você mesmo carimba seu passaporte.

Como retornar de Machu Picchu para Cusco

Após seu tour por Machu Picchu você tem que descer até Aguas Calientes para então pegar o trem que parte da cidadela em direção à Cusco.

Se você seguiu este roteiro na íntegra, então você comprou o ticket de trem de Ollantaytambo para Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes).

Finalmente, para seu retorno você deve comprar o trem de Aguas Calientes para Cusco (será o bimodal).

As reservas podem ser feitas (e pagas) antecipadamente diretamente no site da https://incarail.com/es/.

Fique atento, pois você recebe uma reserva que deve ser apresentada antes no guichê da companhia para trocar pelos bilhetes do trem.

5º Dia: Tour em Cusco Por Conta Própria

O que fazer em Cusco de graça

Se você ainda tem um 5º dia para curtir em Cusco, e ainda tem pique, pode aproveitar para aprofundar mais seu conhecimento na cidade de Cusco.

Aqui vou listar alguns pontos bacanas para conhecer. Então se o seu freewalking tour não passou por alguns desses pontos turísticos, vale a pena você conhecer agora por conta própria:

Visite o centro histórico e a Plaza de Armas de Cusco

Visita à famosa Pedra dos 12 ângulos

Conheça o Mercado de San Pedro

Veja a Pintura Mural na Avenida el Sol

Visite o Aqueduto Colonial de Sapantiana

Veja a Praça Tupaq Amaru

Visite o Mirador de San Cristóbal

Conheça o Cristo Branco

Visita ao Templo da Lua

O que fazer em Cusco a noite

Cusco é um destino turístico para aventureiros. Por isso, suas noites são regadas de muita diversão e pessoas nas ruas e bares espalhados por toda cidade.

Abaixo a lista dos principais points noturnos em Cusco.

La Chupiteria The Shot Bar – Cusco

Mama Africa – Cusco

Rosso Bar – Cusco

Ukukus – Cusco

El Duende Resto Lounge – Cusco

Memoria Bar – Cusco

Mythology – Cusco

El Muki Discoteca – Cusco

The Temple Club – Cusco

Chango Club – Cusco

Curiosidade em Cusco – Balas de coca e chá de coca

As balas e doces de coca e também folhas de coca são facilmente encontradas em qualquer mercado no Peru.

Nos hostels que fiquei hospedado também tinha folhas de coca no café da manhã para você preparar seu chá ou mesmo para mascar folha de coca.

Qual o efeito de mascar folha de coca

Mascar a folha contribui para a digestão, e diminui a sensação de desconforto causado pelo soroche (o mal da altitude).

Além de ficar com sua boca fica ligeiramente adormecida, há um efeito de eliminação dos gases, a redução de peso e recuperação de energia pelas pessoas fatigadas.

Pode trazer bala de coca e folha de coca ou bala para o Brasil?

Apesar de ser comum na bagagem de brasileiros que retornam de países andinos, como Bolívia e Peru, o produto tem venda proibida no Brasil.

Não se engane: é proibido trazer bala de coca ou qualquer outro produto industrializado ou artesanal que tenha como matéria prima a coca.

Segundo a legislação brasileira, o uso da coca só é autorizado para fins terapêuticos, após permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Muitos alegam que a quantidade é extremamente baixa, entretanto relembro um caso emblemático do goleiro Zeti do São Paulo que caiu no anti-dopping por ter tomado um chá de coca para combater o soroche na Bolívia.

Isso ocorreu em 1993, após o goleiro consumir o chá no hotel em que a seleção brasileira estava concentrada em La Paz para o jogo com a Bolívia pelas Eliminatórias da Copa de 94.

Então, não se arrisque trazendo para o Brasil folhas de coca ou qualquer outro produto derivado da coca.

Final do mochilão América do Sul

Enfim, este é nosso roteiro que compartilhamos com muito carinho. Espero que as dicas possam ajudar você a organizar seu próprio mochilão pela América do Sul! Enfim, desejamos uma BOA VIAGEM!

Deixe um comentário