Mochilão América do Sul: 16 dias pelo Chile, Bolívia e Peru – Parte 3

Uma incrível expedição no estilo Mochilão na América do Sul, com fotos incríveis de Santiago, Vale Nevado, Deserto do Atacama, Parque Nacional da Bolívia, Salar do Uyuni, Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu.

Parte 3: Salar de Uyuni e Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa

Salar de Uyuni

Primeiramente, na publicação anterior fiz um relato completo sobre os 4 dias que passamos no Deserto do Atacama, indicando os melhores destinos e atividades para você também fazer o seu mochilão.

Portanto, nesta terceira parte apresento todas as maravilhas desconhecidas do Parque Nacional da Bolívia – Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, e também o famoso Salar de Uyuni.

Desierto Salvador Dalí
Desierto Salvador Dalí

Fotos e relatos das vistas mais incríveis, nosso encontro com a lhama cospideira, como dormimos em uma altitude de 4.300 acima do nível do mar e finalmente o Salar de Uyuni.

Quando ir ao Salar de Uyuni / Reserva Nacional da Fauna Andina

Adentramos na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa durante o inverno, e enfrentamos uma temperatura rigorosa.

Como é o clima na Bolívia

O Inverno no Salar do Uyuni: junho, julho e agosto

O Inverno na Bolívia é seco e frio. Com dias mais curtos e em geral muito ensolarados.

A saber, as noites são frias, especialmente na região do Salar de Uyuni.

Nos Altos Andes, que compreende La Paz, Lago Titicaca, Oruro e Salar de Uyuni o inverno é mais rigoroso.

Canon de Las Vizcachas - a pouca água existente fica congelada no meio do deserto
Canon de Las Vizcachas – a pouca água existente fica congelada no meio do deserto

Contudo, esta é a região mais visitada da Bolivia e foi por onde passamos em nossa expedição.

Esses são os três meses mais gelados no Salar de Uyuni. Registros já apontaram temperaturas chegando em -15º, sendo que a média de temperatura fica entre -3º e 12ºC

Primavera e outono no Salar do Uyuni: abril, maio, setembro, outubro e novembro

As meias estações são os melhores períodos para visitar a Bolívia, em especial a região do Salar de Uyuni.

A temperatura gira em torno de 5ºC a 20ºC, e o clima ameno garante uma estadia mais agradável.

O verão no Salar do Uyuni: dezembro, janeiro, fevereiro e março

Salar do Uyuni espelhado

Se você quer visitar o Salar do Uyuni com o propósito de o ver espelhado, esta é a época indicada para sua viagem. Isso porque a região fica coberta de água e se transforma no maior espelho do mundo. Um visual muito diferente.

Por outro lado, escolhendo o verão algumas atrações podem ser prejudicadas, justamente devido ao período de chuva.

Lhama na Laguna colorada - se for tirar uma foto assim saiba que você corre o risco de levar uma cuspida na cara. Sim, é verdade que as Lhamas cospem, e fazem isso quando se sentem ameaçadas
Lhama na Laguna colorada – se for tirar uma foto assim saiba que você corre o risco de levar uma cuspida na cara. Sim, é verdade que as Lhamas cospem, e fazem isso quando se sentem ameaçadas

Eu fui no inverno, e tive a experiência de andar pelo Salar de Uyuni completamente seco, em uma imensidão branca. Recomendo a qualquer uma esta experiência, pois foi muito bacana e conseguimos aproveitar todo nosso mochilão que partiu do Chile, passou pela Bolívia e terminou no Peru.

Onde fica A Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa

A Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa é uma região desértica localizada na Província de Sur Lípez. ou seja, situada no extremo sudoeste da Bolívia.

Apesar de ser a área protegida mais visitada da Bolívia, ainda é um destino é um destino pouco conhecido pelos brasileiros. Entretanto, este parque nacional possui as mais belas paisagens que já me deparei até hoje.

Com uma altitude entre 4.200m e 5.400m, o parque se estende por mais de 714 mil hectares, incluindo o Santuário Nacional de Vida Selvagem e muitas lagunas espetaculares.

Portanto, quem vai ao Atacama ou Salar do Uyuni precisa separar de 1 a 3 dias para fazer um tour por esta enorme reserva e se encantar pelas suas belezas.

Como chegar na Reserva Avaroa

Quem passa pela reserva normalmente vem do Salar do Uyuni com destino ao Deserto do Atacama. Embora o trajeto pode ser feito pelo caminho contrário, partindo do Deserto do Atacama com destino ao Salar de Uyuni.

Não existe transporte público e o trajeto é extremamente complicado. Assim, para fazer este passeio é necessário contratar um tour, que parte do Atacama ou do Uyuni.

A saber, este tour é feito em carros 4×4 e existem diversas empresas de turismo especializadas que o oferecem. Uma vez que você opte pelo tour, poderá escolher um passeio que dura 1 ou vários dias. Ou seja: escolha a opção que melhor se encaixa no seu mochilão, ou em seu bolso.

Melhor empresa de Tour do Atacama ao Salar de Uyuni

Indico de olhos fechado a empresa CORDILLERA TRAVELLER, pois possui uma infraestrutura fantástica, com carro e equipe extremamente preparados.

Cuidado com empresas que oferecem este tour muito barato. Isso porque este é um passeio pelo deserto em uma altitude extrema e locais onde não existe rápido socorro.

Lembre-se que você está no meio do deserto. E no caso de algum problema mecânico ou mesmo de saúde, você pode contar somente com o seu guia.

Detalhes de parte da frota de 4x4 da Cordillera Traveller
Detalhes de parte da frota de 4×4 da Cordillera Traveller

A Cordillera Traveller possui muitos carros fazendo o seu percurso, e as excursões vão se “esbarrando” pelo caminho, o que garante um certo grau de conforto.

Inclusive, em minha viagem um dos 4×4 teve pane mecânica a noite no meio do deserto.

Mas os guias de outros carros desta mesma empresa chegaram e consertaram o carro no próprio local, dando prosseguimento a viagem.

Já pensou se isso ocorre com uma empresa que não tem um suporte? É tenso.

Pacote para o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é uma grande extensão de sal na Bolívia e é uma das atrações turísticas mais populares da região. A excursão para o Salar de Uyuni pode incluir visitas a outros atrativos turísticos na região, como geysers, lagos coloridos e florestas de cactos.

Os pacotes de excursão para o Salar de Uyuni normalmente incluem transporte de ônibus ou 4×4, acomodações em hotéis ou acampamentos, alimentação e guia turístico. Alguns roteiros podem incluir viagens a partir da cidade boliviana de Uyuni ou da cidade chilena de San Pedro de Atacama.

Saiba que existem muitas agências de turismo na região de Atacama e Uyuni que oferecem pacotes de excursão para o Salar de Uyuni. Assim, é importante escolher uma agência confiável e que ofereça um bom custo-benefício. Algumas coisas a considerar ao escolher uma agência incluem a qualidade do transporte, a segurança e o tipo de acomodação. Também é recomendável ler as avaliações de outros viajantes antes de fazer a reserva.

Dicas: as agências não incluem o seguro de viagem, e cobram caro por este serviço. Para contratar um seguro viagem barato sugiro que veja este post: Seguro Viagem Barato – Até 25% de desconto.

E se você é adepto à filosofia de viajar gastando o menos possível, não deixe de ver nosso post: Cartão Pré-Pago Internacional. Economize 15% com o WISE

Em suma, no nosso mochilão contratamos a empresa Cordillera Traveller para fazer a travessia. A Cordillera Traveller possui 4 tipos de tour partindo do Atacama rumo ao Salar do Uyuni, e 3 tour partindo de Uyuni.

Preço do tour para o Salar de Uyuni

Nós fizemos o tour de 3 dias e 2 noites compartilhado (significa que o nosso 4×4 seria dividido com outras pessoas).

O valor deste tour para o Salar de Uyuni é de 200USD por pessoa, incluindo todas as hospedagem e refeições dos 3 dias.

Onde se hospedar no Salar do Uyuni

Contratando um bom tour (como o da Cordillera Traveller) as hospedagens já estarão inclusas no passeio.

Refugio Laguna Colorada
Refugio Laguna Colorada – nossa hospedagem da primeira noite

Pois é, as condições para encarar um passeio na Bolívia são essas: pouco luxo, e muita aventura. Se eu voltaria? Um milhão de vezes.

Roteiro do Deserto do Atacama ao Salar do Uyuni: 3 dias de 4×4 no deserto

1º Dia – de San Pedro do Atacama rumo à Bolívia

Fazendo o tour partindo do Atacama, você sai de San Pedro de Atacama logo pela manhã, e embarca em um micro-ônibus até a fronteira boliviana.

4x4 da Cordillera Traveller
4×4 da Cordillera Traveller – Início do Tour rumo ao Salar do Uyuni

Na fronteira já se atinge uma altitude de 4.400m. Então você passa pela imigração do Chile x Bolívia e embarca em um Toyota LAND CRUISER 4WD com capacidade para 6 pessoas + o motorista.

Posto de Imigração na Bolívia
Posto de Imigração na Bolívia

Já neste primeiro dia, o tour passa por lugares mágicos nas chamadas Terras Altas Bolivianas: você conhece a Laguna Verde e Laguna Blanca, que ficam nas encostas do vulcão Licancabur.

Laguna Blanca congelada nas Terras Altas Bolivianas
Laguna Blanca congelada nas Terras Altas Bolivianas

Prosseguindo, a excursão passa pelo Deserto de Dali, com parada nas piscinas de águas termais, e visita aos Gêiseres Sol de Mañana.

Neste primeiro dia você ainda visita a Laguna Colorada, principal centro de nidificação de mais de 30mil flamingos.

Laguna Colorada – Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa

Já no final do dia, finalmente você chegará na hospedagem de nome Refúgio Laguna Colorada.

A divisão dos quartos foi por carro. Cada carro ficou em um quarto e os guias ficaram em outro quarto separado.

Dificuldades que passei na Bolívia e como se prevenir

Qual a altitude do Salar do Uyuni

O Salar de Uyuni está localizado a cerca de 3.656 metros acima do nível do mar. A altitude elevada significa que o ar é mais rarefeito e pode levar a sintomas de altitude, como falta de ar, dor de cabeça e cansaço.

É importante se aclimatar lentamente e beber muita água para evitar esses sintomas.

Algumas pessoas podem precisar tomar medidas adicionais, como medicamentos para altitude, dependendo da sua saúde e histórico de viagens a altitude elevada. Consulte um médico antes de viajar para o Salar de Uyuni se tiver preocupações sobre a altitude.

Mal da Altitude (soroche)

No nosso trajeto do mochilão, subimos no Valle Nevado, subimos nos Geyseres de Tatio, e também subimos Machu Picchu. Mas nenhum desses locais me abalou como ocorreu na Bolívia.

Tenha em mente que: uma coisa é passar um dia em uma altitude elevada e descer. Agora, passar o dia e dormir em uma altitude de mais de 4mil metro derrubou quase todos os aventureiros.

Geysers Sol de Mañana
Geysers Sol de Mañana

Eu pensei que somente eu tinha ficado com mal-estar durante toda a noite, mas no café da manhã percebi que estava todo mundo bem debilitado.

Mas, aqui já vale a dica de pegar uma boa excursão para fazer este tour. O pessoal da Cordillera leva cilindros de oxigênio e também oxímetro. Assim é possível ver sua saturação e tomar oxigênio se for necessário.

Frio intenso na Bolívia

Recomendo que leve também um saco de dormir. Ele foi muito útil em nossa primeira estadia. O Frio era intenso, e nosso saco de dormir ao menos garantiu uma noite quentinha.

Famosa Árvore de Pedra - um monólito esculpido pelo vento
Famosa Árvore de Pedra – um monólito esculpido pelo vento

As condições dos hotéis que existem no Parque Avaroa não são as melhores. Portanto, tenha em mente que você não ficará em uma suíte exclusiva, e o banheiro é coletivo.

Alguns acharão ruim, pois realmente não tem luxo nenhum. Entretanto, a base é somente para pernoitar e seguir viagem rumo ao Uyuni no dia seguinte.

Inegavelmente, a refeição servida é simples, porém muito boa. A noite foi servida macarronada e de manhã um excelente café da manhã.

Ficamos no Refúgio Laguna Colorada, entretanto, melhor do que falar e mostrar fotos é você ver no google maps a Laguna Colorada que se destaca no meio da paisagem desértica da região.

2º Dia: Deserto Siloli, árvore de pedra e Hotel de Sal

No segundo dia da expedição você parte pelo Deserto de Siloli e poderá apreciar a Árbol de Piedra. Uma escultura em formato de árvore lapidada pelo vento.

A expedição continua em direção a várias Laguanas, uma mais bonita que a outra. Neste dia você conhecerá Lagunas Altiplánicas, também conhecidas como Lagunas de Colores, Laguna Honda, Cañapa y Turquiri, Salar de Chiguana, Pueblo de San Juan e finalmente chega no Hotel de Sal Nuevo Amanecer

Hotel de Sal Nuevo Amanecer - Salar de Uyuni
Hotel de Sal Nuevo Amanecer – Salar de Uyuni

Existe Hotel de Sal no Salar do Uyuni?

Sim, o hotel é de sal, eu tive que experimentar e acho que todo mundo faz isso. A cama é de sal, as paredes são de sal, o chão é de sal!

Detalhe da parede feita de sal no hotel Novo Amanecer - Salar de Uyuni
Detalhe da parede feita de sal no hotel Novo Amanecer – Salar de Uyuni

Onde fica o Hotel de Sal do Salar do Uyuni

Na verdade não existe um hotel de sal, mas existem vários hotéis de sal no Salar. Cada excursão já fecha com determinado hotel antecipadamente para não correr o risco de ficar sem vaga.

Chão de sal, cama de sal, móveis de sal - hotel de sal no Salar de Uyuni
Chão de sal, cama de sal, móveis de sal – hotel de sal no Salar de Uyuni

Então, antes de fechar sua excursão vale dar uma olhada em qual hotel de sal você vai se hospedar.

3º Dia: Salar de Uyuni

O terceiro e último dia é para realizar visita ao Salar de Uyuni. São 12.000 km² de sal! Se for entre janeiro e fevereiro você poderá vai se deparar com o efeito de reflexo da água no salar.

Onde Fica o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni está localizado na Bolívia, na região de Potosí. É a maior planície de sal do mundo e é considerado um dos principais pontos turísticos da Bolívia.

Está aproximadamente a 10 horas de viagem de carro ao sul da capital boliviana, La Paz.

Fica perto da cidade de Uyuni e é acessível por estrada ou voos comerciais para a cidade de Uyuni.

Também é possível chegar ao Salar de Uyuni a partir da cidade chilena de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, através de uma excursão de vários dias.

Salar de Uyuni ideias de fotos

Sem dúvida, este é o momento para tirar muitas fotos criativas, fazendo divertidas montagens.

Como o Salar do Uyuni é imenso, você perde totalmente a perspectiva do que está perto e longe. Isso porque você não vê nada, além de uma imensidão branca sem fim.

Então leve alguns objetos inusitados para tirar fotos e brinque com eles. Os guias vão dar dicas de muitas fotos e filmagens para você!

Além disso, neste dia você ainda vai visitar a Ilha Inca Huasi (Parque de Cactos Gigantes), a Vila Colchani e finalmente o Cemitério de Trem.

Deserto de Trem Salar de Uyuni
Deserto de Trem

Por fim, a expedição termina no meio da tarde, desembarcando você no centro do Uyuni.

Doido né? Vale muito a pena! Se visitar a Bolívia ou o Atacama não deixe de fazer este tour, realmente é imperdível!

Se você leu o post anterior e chegou até aqui, agora você entende porque deixei de fazer alguns passeios por Atacama… Na real, muitos deles perdem de longe para as belas vistas que nos deparamos nas Terras Altas Bolivianas

Como ir do Uyuni para La Paz

Ônibus turístico

A melhor maneira de ir do Uyuni para La Paz é de viagem em ônibus turístico tipo leito.

Este ônibus tem saída diária, cuja viagem dura cerca de 10h. Você consegue ir dormindo (com algumas sacudidas, é verdade) se escolher o ônibus leito, o que realmente recomendo.

Fique atento, pois o ponto final não é o Aeroporto El Alto. Então você tem que avisar o motorista que você vai descer no Aeroporto.

Um fato engraçado é que o ônibus turístico não deixa você na porta do Aeroporto, mas sim no meio da pista, e a noite.

Ninguém entende nada, mas fica uma fila de taxistas já esperando os turistas perdidos (agora você entendeu).

Contudo, eu que sou mochileiro pão duro, puxei o GPS e vi que a entrada do Aeroporto ficava a 1km de distância do ponto onde fomos deixados.

Com o propósito de ajudar você, veja este mapa interativo da distância entre a entrada do Aeroporto e o ponto de desembarque do ônibus turístico. A saber, os pontos verdes indicam o local do desembarque e do aeroporto.

Então pegamos nossa mochila e seguimos a pé. Tinha um grupo de umas 15 pessoas. Eles viram a gente e decidiram acompanhar… De fato, esse dia não deu bom para os taxistas…

Como contratar o ônibus turístico

Uma empresa que recomendo, e que é a que usei é a Todo Turismo.

A saber, ela possui um escritório na Calle Cabrera 158 Casi esq. Bolivar em Uyuni, onde você pode deixar suas malas e sair para conhecer um pouco o centro de Uyuni sem o peso do mochilão.

O site da empresa é o http://todoturismosrl.com, o ônibus sai por volta das 20h e chega no outro dia as 06h da manhã em La Paz. A rota fica em torno de USD36.

Avião Do Uyuni para La Paz

É o meio rápido para chegar em La Paz, contudo, os voos são restritos, só tem viagem nas quartas, sexta e domingo, fazem escala, são caros (cerca de 150USD o trecho), e por último: é um único voo que sai pela manhã. A empresa que opera esta linha é a https://www.boa.bo/ Boa Boliviana de Aviacion.

Rumo ao Peru

A melhor forma de chegar ao Peru é de avião. Então chegando no aeroporto El Alto em La Paz você embarca para Lima.

No próximo post vamos falar tudo a respeito de Cusco, a cidade sagrada e capital do império Inca. Depois um tour pelo Valle Sagrado, conhecendo os povoados de Pisac, Ollantaytambo, e pequenas cidades espalhadas na extensão do Rio Urobamba. E por fim, chegaremos ao destino final de nossa expedição: Machu Piccho, em plena selva amazônica peruana.

Deixe um comentário