Expoflora, em Holambra: O Maior Festival das Flores

Visitamos a Expoflora, o maior evento temático de flores da América Latina. Portanto, confira todas as dicas para aproveitar o enorme pavilhão de exposição que ocorre todos os anos em Holambra, uma simpática cidade do interior de São Paulo.


1. O que é a Expoflora?

A Expoflora é a maior festa temática de flores da América Latina que ocorre todos os anos, desde 1981 na cidade de Holambra, interior de SP.

Em primeiro lugar, dentro do pavilhão do evento você tem acesso a diversos ambientes, danças típicas holandesas, muita comida, boa cerveja, passeio pelos campos (pago a parte).

Além disso, você também poderá conferir a famosa chuva de pétalas, sim ela existe, e ocorre todos os dias do evento por volta das 16h30. São mais de 150kg de pétalas de rosa espalhadas no ar em cima dos visitantes.

Chuva de Pétalas de Rosa da Expoflora - Holambra/SP
Chuva de Pétalas de Rosa da Expoflora – Holambra/SP

Quanto a famosa chuva de pétalas, reza a tradição, que quem pega uma pétala de rosa antes que ela toque o chão terá seu desejo realizado. Na dúvida melhor pegar várias né?


2. Onde fica Holambra?

Holambra, conhecida como Capital das Flores, é uma antiga colônia holandesa do Brasil. A cidade fica no interior de SP, próximo de Campinas/SP. A distância de Holambra e a capital São Paulo é de 136km aproximadamente. https://www.google.com/maps?q=holambra

Com relação ao nome, uma curiosidade é que ele se originou da junção de Holanda + Brasil (Holan + Bra = Holambra).

Porta da cidade de Holambra, cidade sede da Expoflora
Portal da Cidade de Holambra

3. Quanto custa o ingresso para Expoflora?

O pavilhão de eventos conta com estacionamento próprio. Entretanto, em 2022 o valor do estacionamento estava em R$60,00, por isso algumas pessoas preferem estacionar nos arredores e caminhar até o local do evento. Por outro lado, os ingressos para a Expoflora custam R$80,00 por pessoa (valor inteiro).


4. Atrações da Expoflora

Chegue cedo no pavilhão de eventos, pois ele é enorme e você terá muitas atrações e atividades para participar.

Parada das Flores - Expoflora

4.1. Parada das Flores Expoflora

A Parada das Flores acontece às 16h durante os dias do evento. Da mesma forma que as paradas da Disney, diversos carros alegóricos com arranjos de flores percorrem boa parte do recinto conduzindo os visitantes até a Chuva de Pétalas, o principal evento da Expoflora.

4.2. Chuva de Pétalas

Um momento mágico da Expoflora que ocorre diariamente às 16h30 (após a Parada das Flores). Isso ocorre, pois são mais de 150 quilos de pétalas são lançadas no ar sobre os visitantes.

Além disso, diz a tradição, que quem pegar uma pétala no ar tem os seus desejos realizados. Mas só vale se for na Expoflora.

Chuva de pétalas, ocorre as 16h30 na expoflora
Mostra de paisagismo

4.3. Passeio pela mostra de paisagismo da Expoflora

Este pavilhão é preparado por diversos paisagistas, decoradores e designers de interiores apresentam seus ambientes integrando muito verde e logicamente, flores.

4.4. Exposição de arranjos florais

Um ambiente climatizado e fechado onde milhares de flores e plantas são utilizadas em arranjos florais integrando um ambiente incrível.

Arranjos florais feito por paisagistas convidados pela Expoflora
Danças típicas holandesas

4.5. Danças típicas holandesas

Apresentados pelo grupo de dança de Holambra. Danças tradicionais holandesas com roupas típicas acompanham a batida do bundo da fanfarra holandesa.

4.6. Passeio turístico Magic Gardem Holambra

City tour que passa pelas principais atrações turística da cidade de Holambra. Para também no parque das flores onde os turistas podem caminham pelos canteiros de flores.

Só pode fazer o passeio quem está dentro da Expoflora.

Magic Gardem Holambra, o passeio pelos campos de flores.
Shopping das Flores da Expoflora

4.7. Shopping das Flores Expoflora

Neste pavilhão você pode comprar mudas de diversas flores e plantas ornamentais. São mais de 4.000 variedades à disposição dos visitantes.

Mas, nem tudo são flores… O preço é bem salgado e você pode encontrar opções mais barata no CEASA de Campinas.

De qualquer forma, comprei algumas “batatas” de lírio que já germinaram e deram lindas flores em minha casa.

4.8. Visita aos Jardins da Expoflora

Vários jardins distribuídos pelo pavilhão do evento são um convite para tirar aquela foto de recordação. Os canteiros encantam e perfumam o recinto com beleza e perfume.

Jardins do evento
Compras na Expoflora

4.9. Compras na Expoflora

São inúmeros galpões repletos de produtos para dar um up em seu jardim.

Por isso, prepare-se para comprar acessórios para plantas, vasos, redes, utensílios e souveniers que podem ser encontrados no pavilhão.

Vale a pena conferir e pesquisar o preço.

Museu Histórico Cultural de Holambra

4.10. Museu Histórico Cultural de Holambra

Esta atração é aberta o ano todo, mas durante a Expoflora ela é anexada ao evento.

Portanto, pode ser visitada sem cobrança de ingresso para quem estiver participando da Expoflora.

Acima de tudo, neste museu é guardada toda a história da migração holandesa no Brasil.

Entretenimento da Expoflora

4.11. Entretenimento

Muita música e dança nos 5 palcos instalados ao redor da praça de alimentação garantem a diversão dos visitantes. Além disso, estes eventos são aberto ao público presente na expoflora.

4.12. Gastronomia e culinária típica holandesa

Que tal pegar seu prato em uma das diversas barraquinhas e comer embaixo da sobra dessa rua de guarda-sol coloridos? Foi exatamente isso que fizemos: pegamos um prato de salsichão holandês com pão e mostarda e buscamos o nosso cantinho.

Mas, para quem preferir uma refeição mais requintada, existem diversos restaurantes típicos e confeitarias instaladas no pavilhão da Expoflora.

Pois nestes restaurantes, você pode experimentar os pratos típicos holandeses como pannekoek (panquecas), eisben (joelho de porco), vis holand (peixe holandês), diny rosti (batata pré-cozida, com bacon e especiarias e recheada com salsichões e muito mais.

Já para sobremesa você encontra doces e bolachas diversos, como por exemplo: poffertjes (minipanquecas doces), speculaas (bolacha com gosto de canela) e vlaai de damasco (waffel recheado com damasco).

Rua Coberta de Guarda Sol na Expoflora
Parque de diversões Expoflora

4.13. Parque de diversões

O parque oferece diversão para criançada. Conta com o carrosel, chapéu mexicano, carrinho de bate-bate, roda gigante e outros brinquedos.

Contudo, para acesso ao park você precisa de tickets que são pagos a parte.


5. O que fazer em Holambra?

Para quem for fazer uma viagem longa, a dica é passar um final de semana em Holambra. Curtir a expoflora em um dia e visitar a cidade no outro dia. Portanto, 2 dias é mais que suficiente.

Moinho Povos Unidos: É uma cópia fiel dos moinhos holandeses com 38m de altura.

Portal de Holambra: inaugurado em 2004, em arquitetura típica holandesa

Boulevard Holandês: a mais bonita rua da cidade (rua Dória Vasconcelos), onde ficam os principais restaurantes e lojinhas todas com fachadas coloridas influenciadas pela arquitetura holandesa.

Parque Van Gogh

Parque Nossa Prainha

Restaurante The Old Dutch Holambra

Casa Bela Café – Restaurante

Deixe um comentário